Adoçantes

Adoçante forno e fogão: 4 tipos que podem ser aquecidos

03/09/2024

Imagem do post Adoçante forno e fogão: 4 tipos que podem ser aquecidos


Uma das dúvidas dos consumidores sobre os adoçantes é se podem ser aquecidos. Se você faz esse questionamento, clicou no artigo certo, pois listamos os principais tipos de adoçante forno e fogão do mercado.

Afinal, quem não pode consumir açúcar devido a doenças crônicas, como diabetes, ou quer reduzir o consumo no dia a dia, precisa de uma opção versátil, segura e prática para utilizar em preparações variadas.

Um estudo de 2019 sobre o uso de adoçantes no Brasil concluiu que 13,4% da população utiliza edulcorantes. Os grupos que mais consomem são mulheres, pessoas com mais de 60 anos e indivíduos obesos, concentrados nas regiões sudeste e nordeste e pertencentes às classes econômicas A/B1.

Com tanta gente utilizando adoçantes, é fundamental saber as indicações de uso corretas para evitar erros, além de escolher a opção que mais agrade o seu paladar.

Continue no artigo e saiba quais são os melhores adoçantes forno e fogão, suas características, dicas para utilizá-los na sua receita e onde encontrar para comprar.

Boa leitura!

Quais adoçantes podem ser utilizados no forno e fogão?

Os adoçantes que podem ser utilizados no forno e fogão são: eritritol, stévia e sucralose. Já que todos podem ser aquecidos, o que os diferencia é o perfil de sabor, a escala de dulçor e a origem das substâncias.

Conheça as características de cada opção a seguir para escolher qual deseja testar:

Eritritol

O eritritol é um dos tipos de adoçante forno e fogão de origem natural, extraído de frutas e vegetais e de baixa intensidade. No Brasil, a ANVISA, agência de saúde responsável pela regulamentação de alimentos, autoriza o uso da substância2.

Conforme a Resolução RDC n.º 18, de março de 2008, o eritritol age como aditivo edulcorante em alimentos e bebidas com as seguintes finalidades3:

  • controle de peso;
  • dietas com ingestão controlada de açúcares;
  • dietas com restrição de açúcares.

Em relação à quantidade, a resolução da ANVISA não estabelece o limite máximo de g/100g ou g/100mL e indica como “quantum satis”, o que significa “quanto é suficiente”3.

O sabor do eritritol é doce, porém mais suave que outros tipos de adoçante, com 70% do poder adoçante do açúcar. Além disso, é baixo em calorias.

Dessa forma, é possível utilizá-lo no lugar do açúcar para cozinhar diversos pratos quentes, como pudim, bolos, brownies, entre outros.

Um exemplo é Zero-Cal Eritritol Bem Natural. A versão em pote é ideal para uso culinário, pois é fácil medir a quantidade em cada receita.

O produto é 100% natural e contém eritritol, stévia e antiumectante fosfato tricálcico. Ou seja, nada de maltodextrina, um carboidrato comum de se encontrar em adoçantes fogo e fogão.

Para facilitar o uso, a proporção é igual ao açúcar (1:1) e vem com colher dosadora para dar mais praticidade na hora de preparar as receitas.

Stévia

A segunda opção de adoçante forno e fogão é a stévia, outro edulcorante de origem natural, extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta nativa do Brasil e do Paraguai, pelos povos indígenas dessas regiãões4.

Assim como as demais opções apresentadas, a stévia tem baixo teor calórico, e a capacidade edulcorante da substância pura chega a ser de 200 a 400 vezes maior que o açúcar4.

O único detalhe é que a stévia tem um perfil residual amargo no sabor, o que não agrada todos os paladares. Então, vale a pena ficar atento ao usá-la em algum prato.

Como a substância pode ser aquecida, sobremesas com stévia que vão ao forno e bebidas quentes, como um café com geleia de amora, ficam supersaborosas.

Leia também >>> Qual o melhor adoçante natural? Stévia, xilitol ou eritritol?

Sucralose

Para quem busca uma opção de adoçante forno e fogão doce como o açúcar, a sucralose é a escolha ideal. Apesar de ser extraído da cana-de-açúcar, é um edulcorante sintético que não apresenta sabor residual amargo e não tem calorias5.

Como a capacidade de dulçor chega a ser 600 vezes maior que o açúcar, a sucralose deve ser consumida com moderação, assim como qualquer tipo de adoçante.

Uma característica que favorece o uso seguro na preparação de pratos cozidos e assados é a facilidade da substância se dissolver em outros líquidos. Dessa forma, pode substituir o açúcar em diversas receitas5.

Leia também >>> Até quantas gotas de adoçante por dia? Veja essas sugestões?

Como usar adoçante forno e fogão?

Para usar as opções de adoçante forno e fogão com segurança, é fundamental se atentar à quantidade que cada porção do edulcorante equivale em relação ao açúcar. As proporções dos tipos indicadas no artigo são7:

  • Eritritol: 4 gotas equivalem a 1 colher de chá de açúcar, e 1 envelope de 5g equivale a 1 colher de chá de açúcar.
  • Stévia: 5 gotas equivalem a 1 colher de chá de açúcar, e 1 envelope de 800mg equivale a 2 colheres de chá de açúcar.
  • Sucralose: 5 gotas equivalem a 1 colher (de chá) de açúcar, e 1 envelope de 5g equivale a 2 colheres de chá de açúcar.

Uma dica que descomplica o uso culinário é usar a versão em pó dos adoçantes para facilitar a conversão do açúcar, além de preservar o sabor e a textura das receitas8.

O edulcorante líquido é uma segunda opção, mas a massa do bolo pode não ficar tão fofa ou a mousse menos aerada8.

Os ingredientes das receitas sempre devem ser bem misturados para serem incorporados. Por exemplo, a sucralose se dissolve facilmente, por outro lado, a stévia demora. Então, incorpore o adoçante aos poucos e mexa para conseguir uma massa homogênea.

Conheça as melhores opções de adoçante forno e fogão

Agora que você entende o perfil de sabor e as características, pode escolher o melhor adoçante forno e fogão conforme o seu paladar para testar e fazer sucesso na cozinha!

As linhas de Zero-Cal são consideradas as melhores opções para uso culinário. Além de seguros, os produtos garantem o sabor e aparência apetitosa das preparações, sejam bolos, mousses, pudins, tortas e outros.

A nova linha Zero-Cal Eritritol Bem Natural conta com combinações exclusivas em diferentes apresentações para cada momento e necessidade do seu dia.

A versão em pote é ideal para uso culinário, pois é em pó. A proporção é igual ao açúcar (1:1) e vem com colher dosadora para facilitar a preparação das receitas.

O produto é 100% natural e contém eritritol, stévia e antiumectante fosfato tricálcico. Ou seja, nada de maltodextrina, carboidrato comum de se encontrar em adoçantes fogo e fogão.

Experimente e adoce de um jeito natural, saudável e com mais sabor!

1. Utilização de adoçantes no Brasil: uma abordagem a partir de um inquérito domiciliar. Cadernos de Saúde Pública [Internet]. 2019 Oct 31;35. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/WCC4gYwdmXWtHdQcTNRYVdp/. Acesso em junho 2024.


2. Edulcorantes de alta intensidade: tendências de uso em alimentos e avanços em técnicas analíticas. Química Nova. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/jHczgLWYJjDfRf59NW7hJpd#. Acesso em junho 2024.


3. Resolução de diretoria colegiada – RDC nº 18. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) [Internet]. Disponível em: https://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/%285%29RDC_18_2008_COMP.pdf/a91a41ee-1843-4860-9136-5353b97068f3. Acesso em junho 2024.


4. Santos GO. Edulcorantes: tendências da indústria de alimentos na redução de açúcar – Revisão de Literatura. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15782/1/GOS19092019.pdf. Acesso em junho 2024.


5. Sucralose (Splenda): Good or Bad? [Internet]. Healthline. Healthline Media; 2018. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/sucralose-good-or-bad. Acesso em junho 2024.


6. What is Saccharin? [Internet]. International Food Information Council. 2017. Disponível em: https://foodinsight.org/what-is-saccharin/. Acesso em junho 2024.


7. Pharma H. Zero-Cal [Internet]. zerocal. Disponível em: https://www.zerocal.com.br/duvidas-frequentes. Acesso em junho 2024


8. Como substituir o açúcar por adoçante nas receitas? [Internet]. Bodyfarma Nutrition. 2020. Disponível em: https://bodyfarma.com.br/como-substituir-o-acucar-por-adocante-nas-receitas/. Acesso em junho 2024


Quer compartilhar este conteúdo?