Saúde e Bem-Estar

Como parar de comer doce? 8 estratégias para reduzir o consumo de açúcar

20/06/2024

Imagem do post Como parar de comer doce? 8 estratégias para reduzir o consumo de açúcar


Saber como parar de comer doce pode ser determinante para melhorar a sua saúde geral e evitar doenças crônicas, como a diabetes. No entanto, controlar esse tipo de compulsão é um desafio para muitas pessoas¹.

Neste artigo, você vai entender como o consumo excessivo de açúcar pode afetar sua saúde física e mental. Em contrapartida, explicaremos os benefícios de não comer açúcar e adotar uma abordagem consciente em relação a esse ingrediente¹.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir também estratégias eficazes de como parar de comer doce - incluindo substituir o açúcar por adoçante¹.

Compulsão por doce: como isso afeta sua saúde?

Os malefícios associados à compulsão por doce afetam a saúde física e mental, podendo acarretar obesidade, diabetes e doenças cardíacas, além de desencadear círculos viciosos de culpa e ansiedade¹.

Obesidade e sobrepeso

O açúcar é uma fonte concentrada de calorias vazias. O consumo em excesso desse ingrediente pode favorecer o ganho de peso e a obesidade¹.

Diabetes Tipo 2

A ingestão excessiva de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver resistência à insulina, o que contribui para o diabetes tipo 2. Nesta condição, o corpo perde a sua plena capacidade de usar a insulina com eficácia para regular os níveis de açúcar no sangue, resultando em altas concentrações de glicose na corrente sanguínea¹.

Saúde cardiovascular

O consumo excessivo de açúcar também está associado a problemas cardiovasculares, como pressão alta, aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (o "mau") e diminuição do colesterol HDL (o "bom")².

Saúde dental

Os doces são conhecidos por contribuírem para a cárie dentária e outros problemas bucais. Os ácidos produzidos por bactérias que se alimentam de açúcar presente na boca corroem o esmalte dos dentes, favorecendo a formação de cáries¹.

Saúde mental

O consumo elevado de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Além disso, a compulsão por doces pode desencadear sentimentos de culpa e vergonha, afetando negativamente a autoestima e o bem-estar emocional¹.

Veja também: Saúde mental: entenda o que a define e como cuidar da sua!

Quais os benefícios de não comer açúcar?

Os benefícios de reduzir ou não comer açúcar e substituir esse ingrediente por adoçantes são vastos e impactam positivamente diversos aspectos da saúde e do bem-estar³.

Melhora na saúde geral

Uma dieta abundante em açúcar está associada a diversos problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças do coração².

Portanto, ao eliminar o açúcar, você minimiza as chances de desenvolver essas condições e promove um estado geral de saúde melhor³.

Aumento de energia

Embora o açúcar possa fornecer uma “explosão” rápida de energia, ele é seguido por uma queda abrupta, deixando você cansado e letárgico³.

Ao eliminar o açúcar da sua dieta, você evita esses altos e baixos de energia, experimentando níveis mais estáveis ao longo do dia³.

Melhora da saúde dental

O açúcar é um dos protagonistas quando o assunto é cárie. Ao eliminar o açúcar, você reduz o risco de cáries, gengivite e outros problemas de saúde bucal³.

Estabilidade emocional

A ingestão excessiva de açúcar pode estar ligada a flutuações de humor, ansiedade e depressão³.

Ao eliminar esse ingrediente, é possível ter mais estabilidade emocional e bem-estar mental³.

Como parar de comer doce?

Destacamos 8 dicas de como parar de comer doce para você aplicar no seu dia a dia e ter acesso aos benefícios que citados4.

1 - Faça a redução gradual

Em vez de cortar o açúcar de forma abrupta, diminua gradualmente a quantidade de doces e sobremesas açucaradas que você consome. Dessa forma, minimizam-se os sintomas de abstinência, tornando esse processo transitório menos “sofrido”4.

2 - Substitua o açúcar por adoçantes

Adoçantes que substituem o açúcar, como o Zero-Cal, são uma alternativa não calórica a esse ingrediente4.

Com esse produto, é possível adoçar os alimentos e bebidas sem os efeitos nocivos que o açúcar representa para a saúde4.

3 - Explore receitas sem açúcar

Procure por receitas de sobremesas, lanches e sucos que não exijam açúcar ou que possam ser facilmente adaptadas para usar adoçantes.

Existem muitas opções disponíveis, desde brownies sem açúcar até sorvetes e bolos adoçados naturalmente4.

4 - Planeje suas refeições

Planejar refeições equilibradas e nutritivas pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e reduzir os desejos por doces4.

Esforce-se para incluir diversos alimentos fontes de proteínas, fibras e gorduras saudáveis ​​em suas refeições. Assim, a tendência é que você estenda a sensação de saciedade4.

5 - Mantenha-se hidratado

Beber água ao longo do dia pode ajudar a reduzir os desejos por doces e mantê-lo hidratado. Experimente beber um copo de água sempre que sentir vontade de comer doces e veja se o desejo diminui4.

6 - Pratique o controle de porções

Se você tem dificuldade em resistir a um docinho, pratique o controle de porções. Permita-se desfrutar de uma pequena porção de sua sobremesa favorita ocasionalmente, em vez de exagerar4.

7 - Identifique gatilhos emocionais

É comum que o desejo por doces esteja ligado a certas emoções, como estresse, tédio ou tristeza. Identificar os gatilhos emocionais que provocam essa vontade pode te ajudar a lidar com os desejos por alimentos açucarados4.

8 - Evite ter doces em casa

Uma maneira eficaz de reduzir o consumo de doces é simplesmente evitar tê-los em casa. Com os doces fora do seu alcance, é mais difícil cair na tentação4.

Mantenha opções saudáveis ​​disponíveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes4.

Zero-Cal: seu aliado na alimentação saudável

Superar a compulsão por doces e cultivar uma relação mais harmoniosa e balanceada com a alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse sentido, se você quer saber como parar de comer doce, saiba que Zero-Cal pode te ajudar.

Nossa linha de adoçantes possui diferentes opções para você cortar o açúcar da sua dieta sem sacrificar o sabor dos seus alimentos preferidos5.

Confira a nossa seção de receitas, criada por especialistas culinários! Por lá, você encontra deliciosas opções saudáveis que utilizam os diversos adoçantes de Zero-Cal5.

Alimento isento de registro de acordo com RDC 27/2010.

NÃO CONTÉM GLÚTEN

Quer compartilhar este conteúdo?