Adoçantes

Efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal: existem? Quais são?

19/06/2024

Imagem do post Efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal: existem? Quais são?


Desde que passou a ser usado como substituto do açúcar, este produto tem mostrado o seu papel positivo para a saúde. Afinal, muitas dúvidas cercam o assunto, o que faz com que nos perguntemos: quais os efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal?

Provavelmente você já leu artigos falando dos malefícios, enquanto outros ressaltavam os benefícios do edulcorante, certo? No final, qual deles está certo?

A grande questão é que existem diferentes tipos de adoçantes. Dos naturais aos artificiais, dos não nutritivos aos nutritivos, cada um apresenta características diferentes, fazendo com que seja difícil encaixar todos em uma única definição.1

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que todos os edulcorantes vendidos no Brasil são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, inclusive, é quem estabelece a recomendação diária a ser consumida no Brasil.2

Então, qual é o grande segredo do consumo de adoçante (assim como de qualquer outro tipo de substância)? Consuma sem excessos, dentro dos limites estabelecidos. Você verá que é mais do que possível aproveitar o lado doce da vida, sem exagerar.

Portanto, neste conteúdo falaremos mais sobre algumas das perguntas mais frequentes, que incluem: quantas gotas pode usar, os diferentes tipos de edulcorante e, é claro, quais são os possíveis efeitos colaterais.

Vamos lá? Boa leitura.

Quais os efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal?

Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula podem apresentar reações, como erupção cutânea, coceira, inchaço ou dificuldade respiratória.3 Porém, isso aconteceria com qualquer alimento a que se tem alergia, não é mesmo?

Ainda assim, vale lembrar que existem diferentes tipos de adoçante Zero-Cal, então, dependendo da situação, seria possível trocar por outra alternativa.

Sendo assim, devemos ressaltar: a maioria das pessoas pode consumir adoçantes artificiais com segurança dentro dos limites recomendados. No entanto, como com qualquer substância, o consumo excessivo pode levar a efeitos adversos, como dor de cabeça, mal-estar, perda de humor e diarreia.4

Se você tiver preocupações sobre o consumo de adoçantes artificiais, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde.

Como é definido o limite de consumo diário de adoçante?

Preocupada com o aumento do consumo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou por meio dos rótulos dos adoçantes uma cota máxima diária, que é baseada no peso de cada pessoa. A Anvisa segue essa mesma recomendação.4

Esse processo acontece porque os estudos clínicos com edulcorantes são tão rigorosos como os que a indústria farmacêutica faz para o lançamento de um novo medicamento no mercado.5

Sendo assim, de acordo com a British Nutrition Foundation, a IDA (ingestão diária aceitável de cada adoçante) é a quantidade estimada por quilograma de peso corporal que uma pessoa pode consumir, em média, todos os dias ao longo da vida sem risco.5

Então, quantas gotas de adoçante Zero-Cal posso usar?

Como vimos, para que os efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal não sejam sentidos, é necessário evitar o seu excesso. Porém, qual seria este limite máximo? Confira alguns dos principais tipos, presentes na família Zero-Cal:6,7,8

  • aspartame: até 10 gotas/kg de peso corpóreo dos produtos apresentados sob a forma líquida;
  • sacarina: 5 mg ou 2 gotas por peso corpóreo ao dia;
  • sucralose: 15 mg/kg, o que seria o equivalente a 320 gotas ou cerca de 50 copos de bebida light por dia;
  • stevia: 4 a 5 mg/kg ou 234 gotas diariamente;
  • eritritol: até 40 gotas por dia.

Indicação de leitura: Até quantas gotas de adoçante por dia? Veja essas sugestões?

Qual o melhor adoçante Zero-Cal?

Agora que você já sabe mais sobre os efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal e, principalmente, como evitá-los, chegou o momento de conhecer os principais tipos da família Zero-Cal, não é mesmo? Então, confira e escolha o melhor de acordo com as suas preferências!

Stevia

Este é um edulcorante natural extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana, derivada da América do Sul. É uma alternativa popular de substituição, cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar de mesa, o que significa que uma pessoa precisaria usar uma pequena quantidade para adoçar os alimentos.9

Contudo, a stevia possui um sabor amargo que muitas pessoas podem achar desagradável. Por esse motivo, alguns fabricantes adicionam outros açúcares e ingredientes para equilibrar o sabor (como ocorre com Zero-Cal Stévia).

Eritritol

O eritritol é um adoçante natural que pertence à família dos polióis, também conhecidos como álcoois de açúcar. Pode ser encontrado em alguns alimentos, como frutas e fermentados.10

Porém, a maioria do que é comercializado é produzido por meio de processos de fermentação, muitas vezes a partir de glicose extraída de fontes como milho.10

É frequentemente escolhido como uma alternativa ao açúcar em produtos alimentícios e bebidas, especialmente em opções "diet" ou "sem açúcar".

Zero-Cal conta com uma nova linha de produtos com combinações exclusivas em diferentes versões para cada momento e necessidade do seu dia.

Zero-Cal Bem Natural tem como base o eritritol, de origem natural, sem sabor residual e pode ser encontrado em três formas: líquido, sachê ou em pote.11

Aspartame

O aspartame é um dos adoçantes artificiais mais populares e que, inclusive, possui muitos estudos.

É derivado de uma combinação de dois aminoácidos, que são combinados para produzir uma substância que chega a ser entre 180 e 200 vezes mais doce que o açúcar.9

Sucralose

A sucralose é um adoçante artificial derivado do açúcar, cerca de 600 vezes mais doce, que pode ser utilizado em muitos produtos processados e bebidas dietéticas. É considerada segura, pois é excretada pelo corpo sem ser metabolizada.9

Além disso, não contém calorias e não tem efeito sobre os níveis de açúcar no sangue.9

Pode ser usada como ingrediente de panificação e não perde a doçura com o calor, sendo um dos melhores adoçantes quando se trata de assar e cozinhar.9

Sacarina

É uma das substâncias mais antigas e foi descoberta por acaso durante um experimento. Foi o primeiro adoçante usado no Brasil e, até hoje, é um dos mais vendidos em todo o país.12

É um adoçante artificial de 300 a 400 vezes mais doce do que o açúcar, o que requer quantidades mínimas para garantir o dulçor.9

Conclusão

Agora você já sabe sobre os efeitos colaterais do adoçante Zero-Cal, principalmente, como evitá-los: basta manter o consumo dentro do indicado pela Anvisa e OMS.

Afinal, Zero-Cal é uma marca 100% brasileira e está há mais de 30 anos no mercado, inovando a categoria de adoçantes. Os produtos da linha são avaliados e aprovados pela Anvisa, garantindo o uso totalmente seguro e sem prejuízo à saúde.

Além disso, a marca é a mais lembrada pelos brasileiros na pesquisa Top Of Mind da Folha SP e possui um portfólio completo: do tradicional ao natural para, assim, atender a todas as necessidades dos consumidores.

Zero-Cal. Curta o lado doce da vida.

1. G1 Globo. Conheça 5 mitos e verdades sobre os adoçantes [Internet]. Disponível em https://g1.globo.com/bemestar/especial-publicitario/zero-cal-bem-natural/noticia/2020/09/14/conheca-5-mitos-e-verdades-sobre-os-adocantes.ghtml. Acesso em fevereiro de 2024.


2. GZH. Adoçante na dieta: saiba qual é a quantidade recomendada para consumo [Internet]. Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2019/08/adocante-na-dieta-saiba-qual-e-a-quantidade-recomendada-para-consumo-cjzbi0zdy02e901panb7omqet.html. Acesso em fevereiro de 2024.


3. UOL. Aditivos alimentares são associados a alergias, hipersensibilidade e câncer [Internet]. Disponível em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/02/corantes-conservantes-adocantes-o-que-sao-e-por-que-devemos-evita-los.htm?. Acesso em fevereiro de 2024.


4. Canal LB. Avaliação do consumo de adoçantes e alimentos dietéticos pela população adulta [Internet]. Disponível em https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/9278/1/21137920.pdf. Acesso em fevereiro de 2024.


5. Abiad. Qual a quantidade certa de adoçante de baixa caloria que você pode consumir? [Internet]. Disponível em https://abiad.org.br/qual-a-quantidade-certa-de-adocante-de-baixa-caloria-que-voce-pode-consumir/. Acesso em fevereiro de 2024.


6. DiabeteSaúde. Adoçantes [Internet]. Disponível em https://diabetessaude.com.br/adocantes/. Acesso em fevereiro de 2024.


7. Dra. Daniele C. O uso de adoçantes pode fazer mal à saúde? [Internet]. Disponível em https://endocrinologiacuritiba.com.br/blog/perguntas-frequentes/adocante/. Acesso em fevereiro de 2024.


8. Sociedade Brasileira de Diabetes. Adoçantes. qual a melhor escolha? [Internet]. Disponível em https://diabetes.org.br/adocantes-qual-a-melhor-escolha/. Acesso em fevereiro de 2024.


9. Diabetes Community. Which Artificial Sweetener Is Right For Me? [Internet]. Disponível em https://www.diabetes.co.uk/sweeteners/which-artificial-sweetener-is-right-for-me.html. Acesso em fevereiro de 2024.


10. WebMD. What Is Erythritol? [Internet]. Disponível em https://www.webmd.com/diet/what-is-erythritol. Acesso em fevereiro de 2024.


11. Zero-Cal Eritritol | Produtos. Disponível em https://www.zerocal.com.br/eritritol. Acesso em fevereiro de 2024.


12. Zero-Cal Sacarina | Produtos. Disponível em https://www.zerocal.com.br/produtos/zerocal-sacarina. Acesso em fevereiro de 2024.


Quer compartilhar este conteúdo?